Notícias - Canal de Notícias

21
07/10/2017
As primeiras construções em bloco
Um dos autores do livro “As interferências do processo construtivo da alvenaria estrutural na redução dos custos na construção arquitetônica”, o engenheiro Tacao Kageyama, da Honduras Engenharia e Construções, explica que, em 1875, com a publicação do Código de Posturas da cidade de São Paulo, um conjunto das normas municipais, em todas as áreas de atuação do poder público, proibiu a construção de ranchos de palha, capim ou sapê, alavancando a construção do tijolo de barro.

Feito de argila, o tijolo era moldado em forma, colocado ao sol para secagem e queimado numa temperatura entre 900°C e 1100°C. O grau de queima qualificava o tijolo, assim como sua composição.

“O tijolo de boa qualidade devia apresentar uma superfície porosa e áspera, com formas geométricas definidas e arestas vivas e consistência dura, com dimensões de 5,5 x 12 x 25 cm ou 5 x 11x 23cm, além de ter resistência média a compressão de 1,5 MPa para facilitar a composição na montagem de alvenaria, que deveria ser sem perdas e sem cortes desnecessários”, garante o engenheiro.